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GT17 – Interdisciplinariedade em CTS

Resumo: Inseridos no campo CTS temos reafirmado e expandindo nossas ações no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. A ESOCITE.BR tem sido um lócus privilegiado para refletir a epistemologia e a práxis da interdisciplinaridade requerida para uma melhor compreensão da complexidade no nexo dos seus constituintes. A abordagem epistemológica interdisciplinar nos desafia na construção de conhecimentos científicos, por extensão em suas conexões com as tecnologias e a sociedade. Os modos de percepção da realidade que um trabalho crítico para que seus atores sociais possam de fato contribuir para o desenvolvimento social e sustentável. Perscrutando os pressupostos da interdisciplinaridade, evidencia-se uma forma de enredar diferentes perspectivas para a investigação científica, a produção de tecnologias e a intervenção social nas diversas áreas do conhecimento. As teorias, articuladas aos métodos investigativos e pedagógicos, fomenta um diálogo e reflexivo, bem como a capacidade de estranhamento de se perceber tanto limitações quanto novas possibilidades. O GT Interdisciplinaridade e CTS propõe congregar e articular discussões de trabalhos relacionados a temas transversais dos estudos sociais das ciências e das tecnologias, priorizando: a) Sociedade, Ambiente e Educação, b) Desenvolvimento tecnológico, Ciência e Inovação; c) dimensões sociais da ciência e tecnologia: saúde e envelhecimento.

Coordenadores: Wilson José Alves Pedro (UFSCAR), Sidney Reinaldo da Silva (PPGCTS – IFPR Campus Paranaguá)

17/09/2025 – Sessão 01

  • Horário: 14:00 – 16:00
  • Local: Mirante do Rio – sala 301 (3o andar)

Educação CTS voltada à Formação Crítica dos Estudantes: Estudo da Energia por meio de uma Sequência Didática no Ensino de Física – Karina Alves de Melo (E.E. Pei Valderice Therezinha)

O presente trabalho objetivou abordar a integração dos conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de Física, visando promover uma abordagem contextualizada e crítica nas aulas. Para isto, foi realizada uma pesquisa quantitativa e exploratória baseada na análise de práticas pedagógicas que incorporam aspectos da Educação CTS no desenvolvimento de uma Sequência Didática envolvendo estudantes do 2° e 3° ano do Ensino Médio de uma escola particular em São Paulo. O estudo investigou como o ensino de Física pode ser aperfeiçoado pela exploração de temas interdisciplinares que envolvem questões ambientais, tecnológicas e sociais, proporcionando aos alunos uma compreensão mais ampla das relações entre Ciência e Sociedade. Os resultados indicaram que a Educação CTS ampliou a conscientização dos estudantes sobre a Sustentabilidade, estimulando reflexões sobre os impactos relacionados ao uso de energia e a importância de práticas sustentáveis. Além disso, observou-se um aumento no engajamento dos estudantes, que passaram a considerar o conteúdo de Física mais relevante para o entendimento de suas realidades. O desenvolvimento do pensamento crítico também foi evidente, com os alunos questionando o consumo energético cotidiano e refletindo sobre formas de reduzir o uso de recursos. Esses resultados evidenciam que o percurso vivenciado contribuiu para a atribuição de significados mais concretos aos conceitos abordados, aproximando a Física das questões contemporâneas e da vida prática dos cidadãos.


Emoção, moralidade e tomada de decisão: limites da autonomia algorítmica – Adriele Rosana Marchesini (USP)

ste trabalho analisa os limites da delegação de decisões humanas à inteligência artificial, considerando a complexidade das dimensões emocionais, morais e sociais envolvidas no julgamento humano. A partir de uma abordagem interdisciplinar entre pedagogia, psicologia e neurociência, busca-se refletir sobre quais decisões devem permanecer sob responsabilidade humana em uma sociedade cada vez mais automatizada. A metodologia adotada foi a revisão teórica de autores que abordam a influência dos sentimentos na formação da racionalidade, como António Damásio, Ulisses Araújo, Montserrat Moreno e Genoveva Sastre. Estudos científicos complementam essa análise: segundo a Universidade de Portsmouth, embora 60% dos participantes prefiram decisões de algoritmos a decisões humanas, o resultado final é associado à menor percepção de justiça. Na pesquisa Moral Machine, do MIT, mais de três milhões de respostas em 130 países revelaram como fatores culturais impactam a avaliação moral de decisões tomadas por sistemas autônomos. Além disso, levantamento do Goldman Sachs mostra que dois terços das ocupações nos EUA estão expostas à automação por IA, e 40% dos CEOs globais já utilizam IA generativa em seus processos decisórios. No entanto, essas ferramentas ainda não compreendem os valores subjetivos e construções sociais que orientam decisões complexas. Conclui-se que emoções e valores são elementos indissociáveis da racionalidade humana. A escolha sobre o que automatizar — e o que preservar como prerrogativa humana — é uma decisão ética e social que deve ser amplamente debatida.


A Síndrome de Pariwat em um diálogo com a arte – Denise Stefanoni Combinato (UFU), Fábio Luiz Tezini Crocco (Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA)

Considerando os questionamentos dos estudos CTS, especialmente controle da natureza e desenvolvimento linear, o objetivo deste trabalho é estabelecer um diálogo com a arte através da obra literária Um dia, um rio, de Leo Cunha e André Neves. Como método, será realizada uma discussão teórica, através do conceito de alegoria e de síndrome em sua perspectiva sociológica, sendo a alegoria uma forma de revelação de síndromes sociais e de crítica ao real. Como resultado, propusemos a discussão da Síndrome de Pariwat que, conforme os povos Munduruku, significa “os que não pertencem” ao território, seus inimigos. A obra Um dia, um rio é dedicada ao Rio Doce e tem como personagem principal o rio. Na primeira parte, o rio se apresenta de forma saudável, criando relações com ambientes, animais humanos e não-humanos. Na segunda parte, a partir da ilustração de uma máquina com feições humanas, são despejados dejetos no rio – uma forte crítica à exploração e à destruição ambiental. Na Síndrome de Pariwat, o “homem branco” – que representa a sociedade capitalista – se vê superior a outros povos e outras formas de vida, tendo a ilusão de que a razão técnica-científica-econômica pode nos salvar, mas, ao contrário, está nos destruindo à medida que tal exploração revestida de desenvolvimento destrói o ambiente. O modo de funcionamento do “homem branco” envolve o apagamento daquilo e daqueles que existiram antes de sua chegada nos territórios, a ilusão de desenvolvimento e prosperidade, mesmo à custa da destruição do território.


Cuidado e a autonomia de pessoas com Síndrome de Williams: uma investigação apoiada pelos estudos CTS – Luciana Milcarek (UTFPR), Leonelo Dell Anhol Almeida (UTFPR)

O cuidado e a promoção da autonomia para pessoas com deficiência estão entrelaçados a tensões relacionadas a responsabilidades não compartilhadas, à feminização do cuidado e às relações de poder sob perspectivas políticas, econômicas e culturais. Apesar da existência de pesquisas sobre a Síndrome de Williams, a maioria delas se concentra na área médica, deixando uma lacuna significativa sobre as implicações sociais, emocionais e práticas do cuidado diário, especialmente do ponto de vista das pessoas cuidadoras. Esta pesquisa aplicada, exploratória e descritiva investiga os desafios enfrentados pelas pessoas cuidadoras de pessoas com Síndrome de Williams, considerando o equilíbrio entre o cuidado necessário e a promoção da autonomia. A abordagem quali-quantitativa ocorre em quatro etapas: Revisão Sistemática de Literatura, Fundamentação Teórica, Investigação-Ação Participativa e Análise de Conteúdo. No presente evento, pretende-se apresentar resultados preliminares sobre a revisão e a fundamentação teórica. Espera-se compreender os desafios enfrentados e desenvolver intervenções que identifiquem as necessidades da comunidade e incentivem o compromisso comunitário. O cuidado, quem o realiza e quem dele necessita requerem um reposicionamento conceitual e uma revisão das práticas, considerando sua invisibilização política e social. Além disso, é fundamental que políticas públicas e ações comunitárias reconheçam e valorizem o papel das pessoas cuidadoras, fornecendo suporte adequado para que possam exercer suas funções sem comprometer seu bem-estar físico e emocional.


Aportes teóricos e metodológicos interdisciplinares sobre o envelhecimento humano – Wilson José Alves Pedro (UFSCAR)

Cada vez mais o complexo fenômeno do envelhecimento humano tem estado na agenda acadêmica, política e social, requerendo a compreensão deste como um processo biopsicossocial, histórico e cultural, plural e singular. De modo especial a produção de conhecimentos científicos, requer aportes teóricos e mitológicos interdisciplinares, para a compreensão de sua abrangência retrospectiva, contextual e prospectiva; com dimensões individuais e coletivas, fundamentais nos estudos e intervenções sócio sanitárias. O presente trabalho apresentar algumas considerações sobre as interfaces sobre do fenômeno-objeto – envelhecimento humano, que na contemporaneidade tem destaca relevância acadêmica e social, com maior inserção no campo da saúde, mas com potencial contribuição do campo CTS. Trata-se de um relato de experiência, fundamentado em uma revisão de um conjunto de dissertações e teses desenvolvidas em Programas de Pós-graduação interdisciplinares de uma IFES localizada no interior do Estado de São Paulo A partir de mapeamento de produção CTS, pode=se edemaciar a prioridade que o tema envelhecimento humano vem se configurando, mas também enuncia-se lacunas, tendências, perspectivas e potencialidades do tema envelhecimento humano, requerendo priorização na agenda CTS, em especial na agenda das políticas públicas, da educação científica e tecnologia, bem como do acesso e uso das novas tecnológicas da informação e comunicação, especialmente destinadas às pessoas idosas no cenário nacional


18/09/2025 – Sessão 02

  • Horário: 14:00 – 16:00
  • Local: Mirante do Rio – sala 301 (3o andar)

Limitações e potencialidades da aplicação da tendência Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade por professores da área de ciências da natureza e suas tecnologias no ensino médio. – José Pinheiro da Costa Júnior (Docente), Wilton Rabelo Pessoa (UFPA)

Este trabalho, de caráter qualitativo, identificado como estudo de caso, levanta limitações e potencialidades inerentes à inserção da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para isso objetiva analisar percepções de sete professores estudantes de um programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas de uma universidade do norte do Brasil. Por ocasião da pesquisa, os colaboradores participavam de uma formação continuada sobre a flexibilização do currículo a partir da inclusão de temas sociocientíficos de caráter interdisciplinar. A investigação se deu segundo os aportes da Análise Textual Discursiva a partir de entrevistas estruturadas, possibilitando, identificar categorias iniciais advindas da implementação de currículos fundamentados na Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino médio, tais como, a inserção de currículos mais flexíveis, contextualizados e interdisciplinares, a resistência a mudanças nas práticas pedagógicas, a necessidade de formação contínua, as desigualdades regionais, avaliação, a não inserção de problemáticas ambientais e o tempo para essa implementação. Dessas categorias iniciais emergiram quatro categorias finais: adaptação curricular com foco nas particularidades regionais; resistência profissional e dificuldade de adaptação; avaliação e, por fim, desenvolvimento profissional. Os resultados avançam ao emprego dessa tendência de educação com limitações, porém, potencializando à aplicação da interdisciplinaridade, inclusão de temas e aprendizagem colaborativa.


Saberes Ancestrais e Formação Crítica: A Obra “A Conferencia Das Lendas” Como Potencial Pedagógico na Educação em Ciência ,Tecnologia e Sociedade – Ivone Nazaré Monteiro de Moraes (UFPA), Wilton Rabelo Pessoa (UFPA), Clemerson Santos da Silva (UFPA)

Este trabalho foi desenvolvido por meio da análise do livro regional marajoara intitulado “A Conferência das Lendas”, baseado em contos marajoaras narrados e transmitidos por gerações, com vistas a utilização da obra como recurso pedagógico no Ensino de Ciências sob a perspectiva da Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Com base em uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratória e bibliográfica, busca contribuir por meio da discussão a relevância dos saberes tradicionais na formação crítica de professores e alunos e propõe uma reflexão entre a cultura local, meio ambiente e educação científica. Os resultados demonstraram que a utilização da literatura baseada em saberes tradicionais, tem potencial para favorecer o letramento científico e o interesse dos estudantes em práticas sustentáveis e contextualizadas com o meio ao qual estão inseridos, fortalecendo a identidade cultural e promovendo o engajamento com questões socioambientais. A análise da obra indicou sua aplicabilidade a partir do uso das lendas marajoaras e sua potencialidade pedagógica para a educação CTS. isso porque a articulação da literatura local é capaz de fomentar o letramento científico de professores e estudantes que visa a valorização dos saberes tradicionais e diversidade sociocultural, estimulando a reflexão e o incentivo ao estudo de tecnologias e ações de defesa do ambiente. especificamente para professores, a análise demonstrou que a obra em foco pode favorecer a inovação curricular para a educação científica com base nas relações cts voltada para a transformação social e ambiental.


Título: A Personalização da Aprendizagem como Estratégia Educativa na Sensibilização Ambiental sobre a Dengue: Uma Abordagem CTS e Sustentável no ensino de ciências no Ambiente Escolar – Ana Karla da Costa Goncalves (UEPA), Ana Cláudia Miranda (SEDUC), Luciana de Nazaré Farias (UEPA)

Apresentação: O presente estudo propôs a personalização da aprendizagem, fundamentada na teoria da subjetividade de González Rey, como estratégia educativa para a sensibilização e prevenção da dengue no ambiente escolar, articulado ao enfoque CTS e da sustentabilidade no ensino de ciências, visando contribuir na formação de estudantes críticos e atuantes frente a problemas socioambientais, aplicado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Estadual do município de Belém, desenvolvendo as seguintes atividades: Pré-teste de sondagem para verificar os conhecimentos prévios dos alunos, roda de conversa com um vídeo educativo chamado, um reino sem dengue, que aborda o combate à doença, e atividades elaboradas pelos alunos como: Produção de cartaz informativo, confecção do ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti com massa de modelar, construção do jogo Fato ou Fake com perguntas sobre a dengue e realização do pós-teste.
Objetivos:• Investigar como a personalização da aprendizagem pode ser utilizada como estratégia educativa na sensibilização ambiental sobre a dengue, utilizando a abordagem CTS, visando promover o engajamento crítico e responsável dos alunos para práticas sustentáveis relacionados à prevenção da dengue. Conclusão Os resultados indicaram que a personalização da aprendizagem favoreceu o engajamento e a participação dos estudantes nas atividades das trilhas de aprendizagem e potencializou a construção de conhecimentos significativos voltados à sensibilização e prevenção da dengue e à promoção de práticas sustentáveis no ambiente escolar.


Biocera: Conversão de Resíduos Orgânicos em Biocombustível como Estratégia Socioambiental Interdisciplinar – David Junior Cardoso de Freitas (estudante), Safira Lopes de Souza Bueno (estudante), Henrique de Assis Aquino (estudante)

O projeto Biocera, desenvolvido por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública periférica de Guarulhos-SP, propõe a conversão de vísceras de peixe — um resíduo orgânico abundante e frequentemente descartado de forma inadequada — em biocera, um biocombustível ecológico. Com base na abordagem CTS, a iniciativa articulou conhecimentos de diversas áreas, permitindo a compreensão crítica dos impactos do descarte indevido de resíduos na dinâmica urbana, na saúde pública e no equilíbrio ecológico da Mata Atlântica. A motivação do projeto foi reforçada pela análise do desastre ambiental do Rio Doce, ampliando a consciência sobre as consequências do manejo inadequado de rejeitos em ecossistemas sensíveis e em comunidades ribeirinhas. Em Guarulhos, onde os resíduos de peixe contribuem para a obstrução de galerias pluviais e para a emissão de gases de efeito estufa, o projeto se configurou como uma alternativa viável e de baixo custo, promovendo práticas empreendedoras sustentáveis. O desenvolvimento do biocombustível incluiu a extração de óleo das vísceras por processos térmicos controlados, seguido da purificação e conversão em cera com potencial energético. O processo, evidenciou o protagonismo juvenil e o potencial pedagógico da investigação científica no ambiente escolar. A proposta integra-se aos ODS e às competências da BNCC, ao fomentar atitudes responsáveis, pensamento crítico e ação cidadã diante dos desafios ambientais contemporâneos, constituindo é replicável de inovação educacional com impacto ambiental positivo e relevante engajamento social.


Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino de Ciências: uma proposta de rubrica de autorreflexão com professores – Isabela dos Santos Carvalho (UFPA), Sebastião Rodrigues-Moura (IFPA), Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida (UFPA)

Este trabalho tem como objetivo discutir uma proposta de rubrica avaliativa sobre o processo de autorreflexão, alinhado à Educação CTS no Ensino de Ciências. A atividade teve como perspectiva uma dinâmica organizada para o cálculo e percepção do próprio consumo de energia elétrica dos participantes, podendo assim serem desenvolvidos processos autorreflexivos e discussões. O público-alvo foi nove professores em formação continuada, de um Grupo de Estudos de Educação CTS. Este trabalho tem abordagem qualitativa, utilizados como instrumentos a rubrica de avaliação e gravação de áudio. A proposta de rubrica foi apresentada no início da dinâmica, contendo alguns pontos como: clareza na exposição de uma reflexão; reconhecimento de suas responsabilidades individuais e para o coletivo; reflexão crítica sobre produção e consumo; capacidade de sustentar argumentos e articular ideias. As informações de áudio passaram por uma análise. As falas foram analisadas de acordo com a rubrica proposta, organizadas em três níveis: emergente, intermediário e avançado. Os resultados parciais indicam que oito professores se engajaram, quatro deles de maneira intermediária e quatro de forma avançada, apenas um participante não se manifestou. As falas versaram sobre questões que envolveram consumismo, atitudes individuais e coletivas na sociedade. Para tanto, a rubrica serviu como um instrumento avaliativo com potencial para ser utilizado na Educação CTS, por proporcionar o incentivo ao desenvolvimento de argumentos, posicionamentos críticos, reflexões e sustentações de concepções e ideias.


Controvérsia, translação de interesses e traduções de dados na política nacional – Yan Dutra Hill (UFRJ)

Este trabalho analisa a controvérsia sociotécnica em torno do Projeto de Lei nº 914/2024, que ficou popularmente conhecido como “taxa da blusinha”. O Projeto de Lei propõe eliminar a isenção fiscal para compras internacionais de até 50 dólares. A pesquisa investiga como diferentes atores, especialmente a Confederação Nacional da Indústria (CNI), centrais sindicais e a empresa estrangeira de venda de produtos Shein, constroem dados e narrativas que corroboram com posições radicalmente opostas ao responder uma questão aparentemente objetiva: qual é a classe socioeconômica mais afetada com a “taxa”?

O objetivo central é compreender como relatórios de dados, que deveriam ser instrumentos neutros e objetivos, são transladados e traduzidos para sustentar argumentos conflitantes em um debate político. Além disso, busca-se entender como dois argumentos aparentemente opostos podem coexistir como verdadeiros. Para essa análise, são utilizados os conceitos de translação de interesses e tradução, desenvolvidos por Bruno Latour. O estudo conclui que os dados, longe de serem elementos fixos e inquestionáveis, foram moldados e traduzidos conforme os interesses dos atores envolvidos. Ao longo da controvérsia, a indústria, os sindicatos e a empresa Shein deslocaram o foco de uma questão tributária para um debate de caráter social e ético, centrado em gênero, classe e vulnerabilidade econômica. O estudo mostra como essas pautas, antes periféricas ao debate econômico, passaram a ocupar o centro do debate.


19/09/2025 – Sessão 03

  • Horário: 13:30 – 15:30
  • Local: Mirante do Rio – sala 301 (3o andar)

As controvérsias do confronto entre Deep Blue e Kasparov – um marco para a inteligência artificial – Leo Pasqualini de Andrade (UFSCAR)

O supercomputador da IBM, Deep Blue, e o campeão mundial de xadrez, Gary Kasparov, protagonizaram, em 1997, o confronto “Homem versus Máquina”, que se tornou um marco para a inteligência artificial. Pela primeira vez, uma máquina superou um ser humano em um jogo de elevada complexidade cognitiva, como é o caso do xadrez. O evento, porém, foi cercado de controvérsias sobre a real superioridade da inteligência artificial sobre a inteligência humana no xadrez. O objetivo deste artigo é analisar o embate histórico entre Deep Blue e Kasparov. Para isto foi utilizada a Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour. Essa teoria propõe contar narrativas de como ciência e tecnologia são construídas socialmente, através das relações de atores humanos e não humanos – com suas culturas, histórias e políticas – que se associam para formar redes sociotécnicas. A pesquisa abrange as investigações realizadas no “laboratório” jogo de xadrez, incluindo as descrições e percepções de diversos atores registradas ao longo de quase trinta anos. Esses dados são relevantes para entender os poderes locais das instituições e seu “status” na produção de conhecimento, o que se reflete no uso de recursos financeiros, na comunicação entre diferentes ambientes e na organização política institucional do confronto. Os resultados apresentam uma narrativa a partir dos vários pontos de vista dos actantes que formam a rede sociotécnica. As considerações finais indicam as muitas facetas do confronto, que mais beneficiaram a indústria IBM do que uma real supremacia de algoritmos sobre a inteligência humana.


Ciência Cidadã: Coprodução Versus Proteção do Conhecimento Originário Indígena – Luciana Maria dos Santos (UFSCAR)

O estudo aborda a Ciência Cidadã e a coprodução de conhecimento, seus dilemas e tensões diante do crescente movimento de Ciência Aberta, por um lado, e a proteção de dados e conhecimentos, por outros lado, entremeados por epistemologias, métodos, ética e a práxis interdisciplinar. Tem como objetivo principal compreender o escopo teórico conceitual da Ciência Cidadã e os aspectos éticos e legais da coprodução da ciência e suas implicações envolvendo pesquisadores indígenas e os conhecimentos originários. O método de estudo tem como base a pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e tratamento analítico dos aspectos conceituais e normativos, aplicáveis ao contexto de geração e acesso aos conhecimentos originários, em coprodução com pesquisadores indígenas. Como resultados parciais, espera-se apresentar os caminhos que se tem vislumbrado para a construção de uma abordagem epistemológica interdisciplinar, que atenue os desafios dos pesquisadores na tomada de decisão quanto às modalidades de pesquisa e a elaboração do Plano de Gestão para o acesso aberto aos dados de pesquisas, realizadas em coprodução com pesquisadores indígenas. Pesquisa em andamento, que apresenta indícios promissores sobre a possibilidade de se obter maior êxito na percepção crítica da realidade, pelo envolvimento de diferentes atores sociais, pela adoção de métodos investigativos mais inclusivos e, assim, contribuir para a construção de diálogos críticos e reflexivos que potencializam um desenvolvimento social sustentável.


Juventudes em travessia na internet: aprendizagens sociotécnicas e ações educativas em direitos humanos durante a pandemia – Elliz Celestrini Mangabeira (UFRJ)

Este estudo discute práticas sociais de jovens inseridos em organizações da sociedade civil ligadas à formação cidadã e à mobilização em seus territórios e nas mídias digitais, no contexto da pandemia de Covid-19. A análise parte do campo da educação em direitos humanos no ensino de Ciências, com abordagem socioantropológica para estudos em ambientes digitais, integrando pesquisa etnográfica e entrevistas com jovens de diferentes regiões do país, atuantes em agendas plurais de temas sociotécnicos, como o direito à educação, à comunicação e à informação em saúde. São descritos os usos e significados da internet e das plataformas digitais nas mobilizações durante a pandemia, buscando-se compreender como diferentes categorias sociais se apropriam desses dispositivos tecnológicos. Os jovens desenvolveram práticas de aprendizagem para a cidadania em espaços não formais, atribuindo sentidos críticos à internet como ferramenta educativa, política e de circulação, enfrentando também mecanismos de exclusão que dificultaram o acesso à educação e à comunicação. As travessias digitais das juventudes criaram espaços de convívio, formação em direitos humanos e comunicação, além de atos que vocalizaram denúncias ambientais e ações de solidariedade para mitigar a insegurança alimentar. O território digital tornou-se campo de disputa e articulação para lidar com problemas complexos da sociedade, favorecendo vínculos de pertencimento e sentidos de futuro nas aprendizagens coletivas.


Jogo, Vida e Educação: Gamificando uma Sequência Didática – Rodrigo Morim Farias (Sem vínculo permanente), Sidney Reinaldo da Silva (PPGCTS – IFPR Campus Paranaguá)

As metodologias ativas cada vez mais ocupam o âmbito escolar, baseando-se no pressuposto de que o estudante é o principal protagonista do processo de aprendizagem. Diferentemente dos métodos tradicionais, nos quais o professor atua como transmissor de conhecimento, elas propõem a participação ativa dos alunos e alunas na construção do próprio saber, a partir de atividades capazes de promover a autonomia da aprendizagem no contexto escolar. O objetivo central das metologias ativas é criar um ambiente dinâmico e interativo, onde o aprendizado se torna mais atrativo. Uma dessas metodologias que recentemente mais se destaca é a gamificação. Este artigo aborda como os elementos do jogo podem ser inseridos no processo educacional através de uma sequência didática. Porém, mais do que isso, aborda os seus eventuais efeitos formativos e educacionais. Opera-se, incialmente, uma reconstrução teórica do significado do jogo. Apresentam-se uma classificação das regras do jogo (constitutivas e reguladoras), uma definição de jogo como legaliberdade, as modalidades lúdicas (agon, alea, mimicry e ilinx) e os elementos constitutivos do jogo/gamificação, suas dinâmicas, mecânicas e componentes.


Paradigma Tecnocrático: de Frankfurt ao Design Sociotécnico. – Amauri de Campos Junior (IFPR), Sidney Reinaldo da Silva (PPGCTS – IFPR Campus Paranaguá)

A tecnologia deve ser vista como uma construção social influenciada pelas escolhas e valores humanos, vislumbrando o design como produção cultural que reflete contextos sociais, políticos e históricos, retratando a relação que há entre tecnologia e sociedade que acaba moldando os aspectos políticos do design de produto. A dinâmica do poder é evidente na construção social de artefatos tecnológicos, ao qual uma abordagem de design participativo pode melhorar a democratização social e a integração cultural. O design serve como um veículo para o significado, emoções e expressão cultural, abrangendo a linguagem, a ética, a tecnologia, o consumo e a cultura midiática, onde práticas críticas de design provocam debates e refletem sobre o impacto dos artefatos, porque o design deve abordar a dominação simbólica e promover o engajamento crítico com o consumo. A constituição emocional do design está atrelada a considerações éticas e significado cultural, sendo que os artefatos tecnológicos são construídos socialmente, necessitando de participação democrática no design, sem deixar de lado o compromisso ético que é essencial para lidar com a exclusão gerada pelo poder tecnológico. As técnicas de design participativo enfatizam o desenvolvimento democrático e a participação social, evidenciando que o design é um empreendimento interativo que entrelaça ação, emoção e sensação, revelando que a experiência multissensorial em design influencia a tomada de decisões e a percepção pessoal
e coletiva.

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